quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Recomendamos | Liga da Justiça: o Paradoxo do Tempo

Por Thandy Yung

A DC Comics passou anos meio mal das pernas nas telonas. À exceção dos recentes Homem de Aço e trilogia Cavaleiro das Trevas, nada que prestasse saía do forno da marca – vide Lanterna Verde e Superman, o Retorno. Sem contar o projeto Liga da Justiça, que há anos parece se arrastar apenas no imaginário dos fãs. Pois estamos aqui hoje para falar de uma coisa que a DC faz muito bem (e, diga-se de passagem, melhor do que a Marvel): filmes de animação.



A indicação do dia é o longa Justice League: Flashpoint Paradox – ou Liga da Justiça: o Paradoxo do Tempo. O roteiro é extremamente bem construído, mas o que realmente me enche olhos é a coragem trazer um protagonista inusitado: a história é contada sob o ponto de vista do Flash.

Após usar sua super-velocidade para voltar no tempo e alterar o passado, Flash se vê obrigado a lidar com uma nova realidade: o mundo está um caos completo e absoluto. Mulher Maravilha e suas amazonas estão em guerra declarada contra Aquaman e seu reino – e não se importam nenhum pouco com o que ou quem vai morrer no meio do caminho; clássicos salvadores do dia jamais viraram heróis e Batman é apresentado em uma versão muito menos humanitária. Se a realidade alternativa se tornar a única realidade, o mundo vai acabar. E apenas Flash tem poder o suficiente para reverter seu próprio erro.



Em moldes do cinema geral, o roteiro tem um quê de Efeito Borboleta. A grande sacada fica por conta do nível de estranheza em descobrir quem virou o Coringa e como foi a morte que deu origem ao Batman, por exemplo. É um exercício bacana buscar as referências e como as histórias originais foram distorcidas.

A uma hora e meia do filme serve para deixar você angustiado pelo fim dessa realidade horrorosa. E ainda joga no ar a lição de que precisamos saber lidar com o que acontece na vida. O passado não pode ser alterado.

Um comentário:

  1. Estou com essa animação em casa.

    Gostei da boa impressão que você citou sobre ela.

    abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...