terça-feira, 6 de agosto de 2013

Intriga Internacional



Alfred Hitchcock tornou-se célebre por seus filmes de suspense. Com talento para dirigir tramas cheias de mistério, conseguia criar tensão tanto em filmes mórbidos ou assustadores, como Os Pássaros e Psicose, quanto em tramas mais tradicionais como as de espionagem. Intriga Internacional, North by Northwest, é um exemplo do amplo talento do diretor. A obra foi precursora dos filmes de ação, tendo tudo aquilo que se espera do gênero: perseguição, mocinha, polícia e máfia, e, inclusive, serviu de inspiração para filmes como 007.



Intriga Internacional, de 1959, conta a história do publicitário Roger Thornhill, vivido por Cary Grand, ator que, em alguns momentos, lembra muito o George Clooney. Ao ser confundindo por espiões com o agente secreto americano Kaplan, Thornhill passa a a ser perseguido, e para escapar dessa intriga, decide procurar o verdadeiro Kaplan, e, dessa forma, espera livrar-se do problema. Durante a trama, Roger conhece Eve Kendall, interpretada pela lindíssima Eva Marie Saint, que como de costume nos filmes de Hitchcock, é uma bela loira, que torna-se a mocinha da história.

Apesar de atualmente a trama de Intriga Internacional parecer bastante simples, o filme serviu de exemplo para vários do gênero que viriam posteriormente. Hitchcock produziu uma exemplar obra de ação sem muitas explosões, o que parece ser essencial ultimamente, dando a ideia de movimento pelos vários cortes e mudanças de plano e utilizando de toda tecnologia disponível na época com grande talento.

Mesmo não sendo enquadrado como comédia, somos surpreendidos com cenas realmente engraçadas durante o filme, diálogos sarcásticos, personagem hilários como a mãe de Roger e cenas inusitadas, quase lunáticas, como quando Roger é perseguido e atacado por um bimotor e se esconde em uma plantação de milho. É importante lembrar, que apesar de todo ar cômico da obra, em momento algum ela perde sua verosimilhança.



Outra grande marca de Hitchock que é possível observar na trama, é a pontuação que a trilha sonora traz ao filme. A cada nova cena, a cada possível momento de suspense, somos avisados por uma música sugestiva. Apesar de recorrente, a muleta é usada de forma sutil e eficiente. Os planos americanos, ou closes nos rostos dos atores, também são constantes, o que em certos momentos acaba contribuindo para o tom cômico ao filme. Vale lembrar que os filmes antigos tendem a ser muito dramatizados, o que para os padrões atuais acaba parecendo exagerado.

O casal principal, Eve e Roger, consegue passar toda tensão sexual sem nenhuma cena de nudez, e poucos beijos. Os olhares e diálogos são impactantes, as insinuações acabam com toda necessidade de cenas explicitas. Falando em insinuações, Intriga Internacional termina com uma das cenas mais emblemáticas do cinema. Eve e Roger encontram-se dentro de um trem, indo para cama, quando a cena é cortada, e em seguida vemos o trem entrando dentro de um túnel, uma clara alusão ao ato sexual, pura sutileza. Como disse o próprio Hitchock. “O plano que se segue imediatamente ao do vagão-leito (o do trem que entra no túnel) constitui o final mais impertinente que já filmei”

Ps: Assisti Intriga Internacional na Mostra de Cinema Alfred Hitchcock que acabou no último domingo, e aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília. No site da mostra, é possível baixar o catálogo do evento que está bem completo. O material é interessante tanto para quem é fã, quanto para quem deseja conhecer melhor a obra do mestre do suspense.


Ps²: Como de costume, Hitchcock aparece em uma das cenas de Intriga Internacional. Logo no início da filme vemos o diretor perdendo o ônibus. :D



Sigam-nos no Twitter!

3 comentários:

  1. Você fez uma excelente resenha deste filme, que para mim é um dos melhores do Hitch. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, mas me parece um biplano(duas asas) e não bimotor(dois motores).

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha
    ficou 80% perfeita ..
    A cena do biplano é classica d+...

    E Hitchcock é foda...


    Ageu Barreto
    AgeuMM

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...