terça-feira, 13 de agosto de 2013

Você pode não conhecer, mas deveria: Estúdios Laika

Por Thandy Yung

Quando você pensa em estúdio de animações, o que vem à sua cabeça? Disney, Pixar, DreamWorks, né? Pensando em te ajudar a ampliar o leque de conhecimento, o post de hoje é sobre os Estúdios Laika - eles são produtores dos já lançados Coraline e Paranormam e estão com bala na agulha com The Boxtrolls, que estreia ano que vem.


Os filmes da Laika costumam ser meio “terror para crianças”. Os roteiros não são de susto ou suspense, mas o clima e a aparência costuma seguir um tom mais misterioso. Em Paranormam, por exemplo, Normam é um garoto que vê e conversa com mortos.

Já não bastasse trazer para o universo das crianças uma clima que sempre foi dos adultos, a Laika tem algo ainda mais inusitado nesses tempos de animações computadorizadas cada vez mais modernas: tudo é feito à mão, e eles utilizam a técnica do stopmotion nas filmagens. Sabe filme de massinha? Pois é. Talvez por isso o intervalo entre o lançamento dos filmes seja tão grande (Coraline é de 2009, Paranormam de 2012 e The Boxtrolls chega só em 2014).

Além dos longas de cinema, o estúdio também produz curtas e filmes comerciais (entre eles, alguns da M&Ms.)

Confesso que nunca dei muita bola para a Laika. Até assistir ao trailer de The Boxtrolls, que estreia só em setembro do ano que vem. O vídeo ainda não tem versão em português, mas o texto fala um pouco dos vários tipos de família. Confira a tradução abaixo.



“Às vezes, existe uma mãe. Às vezes, existe um pai. Às vezes, existe um pai e um pai. Às vezes, os dois pais são mães. Às vezes, existe uma mãe, um pai, uma avó, um avô (um monte de gente na família). E, às vezes, não há ninguém mesmo. Mas, às vezes, existem caixas”. (Tradução livre do meu nada acadêmico conhecimento de inglês)

Ao que parece, o filme vai contar a história de um bebê órfão que é adotado por caixas. Não há como não morrer de amores depois de ver um vídeo desse. Para fechar minha paixonite pelo estúdio, fui visitar o site deles. E é simplesmente lindo. Eles usam e abusam de fotos para mostrar como é trabalhar na Laika. Confira:

Desses lugares que dá vontade de trabalhar, sabe?
:)

Onde Encontrar:




Coraline no Submarino, na Fnac e na Saraiva







Já está nos seguindo no Twitter?

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...