quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Eu indico! - Por Lucas Madureira

Por Lucas Madureira

Primeiramente é importante todos saberem que essa é uma coluna de muita responsabilidade. Todo mês um integrante do Central de Cinema irá indicar cinco filmes que não são tão comuns como os blockbusters hollywoodianos. É responsabilidade porque vocês podem não gostar das indicações. Mas como já alertava o Tio Ben, “Grandes poderem trazem grandes responsabilidades”.
Vamos lá:

1 – Os fantásticos livros voadores do Senhor Lessmore (Fastastic Flying Books of Mr. Morrys Lassmore) - 2012

Esse filme é um curta de animação dirigido por William Joyce e Brandon Oldenburg. Ele é simplesmente perfeito. Se você é um amante dos livros (como eu), deve/precisa/necessita vê-lo. Seria fácil relatar como o curta passa a mensagem que após uma tragédia, sua vida é um livro em branco e é necessário rescrevê-la, ou como um livro pode te distrair em um momento complicado, ou até como eles podem mudar sua vida quando menos espera, mas isso vai depender de você, do momento que está vivendo agora. Isso vai influenciar diretamente na mensagem da animação. Ela ganhou o Oscar de melhor curta-metragem em animação de 2012. E o melhor: tem no youtube, dá para vê-lo completo.
Esse é o tipo de filme que se assiste 100 vezes e se emociona todas elas. A trilha sonora é linda, ajuda a entrar na história.



2 – Desafiando Gigantes (Facing de Giants) – 2006

O filme gira em torno de Grant Taylor, um técnico de futebol americano de uma escola dos Estados Unidos. Taylor (que não é a Swift) está passando por momentos difíceis no trabalho e em casa. Ele está prestes a desistir, quando encontra em Deus uma força para continuar. Indico o filme pela mensagem que ele passa: não desista! Foi dirigido por Stephen Kendrick. O longa pode ser visto completo no youtube.



3 – Alma - 2009

Essa é uma animação curtíssima, apenas 5 minutos e meio. Foi escrita e dirigida pelo espanhol Rodrigo Blass. O desenho começa com uma paisagem bonita, neve e uma música divertida. Você pensa: deve ser bem legal. Quando percebe do que realmente se trata, você fica boquiaberto. É uma animação, no mínimo, surpreendente. Ouso dizer que é até um pouco demais para crianças. Ele ganhou vários prêmios em 2009, como melhor animação no LasHotFest e melhor obra prima no I Castelli Animati. Assistam e me digam o que acharam. A ficha técnica dele está toda na descrição do youtube e para mais informações acesse o link http://almashortfilm.com/



4 – Meu amigo Nietzsche - 2012

Mais um filme que se assiste e pensa o quão nerd o diretor é, que no caso é Fáuston da Silva. Lucas (lindo nome para um protagonista) é uma criança moradora de uma comunidade carente da Estrutural, localizada próxima a capital do Brasil. Ele encontra o livro 'Assim falava Zaratustra', de Nietzche. A obra corrige os problemas de notas do garoto e transforma sua vida por completo. Lucas garante boas gargalhadas e reflexões. Também é um curta e ganhou muitos prêmios na Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2012. Venceu o Troféu Câmara Legislativa como melhor curta-metragem eleito pelo voto popular e pelos jurados. 




5 – Cidadão de Limpeza Urbana 2011/2012

Dizem que santo de casa não faz milagre, mas não é bem assim. Podem dizer que estou usando o blog para me autopromover ou até me chamarem de nepotista por indicar um filho meu, mas o filme é bom. (humildade sempre) Cidadão de Limpeza Urbana é um documentário produzido e dirigido por Lucas Madureira (eu) e Thandara Yung (outra jornalista do blog). O curta mostra a realidade enfrentada pelos garis de Brasília e das cidades satélites do DF. Casos de desrespeito, preconceito, dificuldades, cômicos e de orgulho são contados pelas pessoas responsáveis por deixar a cidade limpa. O objetivo principal é mostrar que eles não são pás, vassouras e sacolas, são cidadãos com um emprego digno como qualquer outro e com uma história de vida surpreendente. O filme ganhou o prêmio Expocom Regional do Intercom  21012 e também concorreu ao Troféu Câmara Legislativa da Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2012.


Essas são as indicações desse mês. Gostaram? Não esqueçam de comentar o que acharam dos filmes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...