quinta-feira, 2 de agosto de 2012

SPOILER | Comentários sobre O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Há anos eu venho treinando minhas habilidades em escrever críticas sem dar spoiler (meu emprego e, às vezes, minha integridade física dependem disso). Por causa do trabalho, eu costumo assistir aos filmes três ou quatro dias antes de estrearem no cenário comercial e todo mundo sempre manda um "nossa, seu empego é muito legal, é muito bom ver o filme antes". Bom, em partes. É bem difícil ter que controlar seus comentários perto de todos os seus amigos enquanto eles ainda não viram o filme. É bem complicado não poder escrever o que quiser.


Então, esse é um post de libertação. Ontem eu revi o filme - fui com meu namorado assistir - e é simplesmente adorável poder bater papo freneticamente sobre o longa. Eis, então, a razão desse post; vou falar TUDO e minhas impressões sobre as escolhas no longa. Antes do texto, uma última explicação: estou escrevendo desse tanto para que na home não dê para ler nada sem que a pessoa tenha interesse.

Vamos lá. E, mais uma vez: SPOILER ALERT!!! Se você continuar a ler, não me responsabilizo.

Detetive Blake

 O detetive Blake (Gordon-Levitt) é uma dos spoilers mais adoráveis em se falar. Por quê? Porque ele é o Robin! Mas o mais legal sobre ele ser o Robin é que ele é um garoto-prodígio à la Nolan. Não, ele não é Dick Grayson, Jason Todd, Tim Drake, Stephanie Brown e nem mesmo Damian Wayne (os personagens que foram Robin nos gibis).

Toda a filosofia de Nolan no filme nos leva a acreditar em ideias e atitudes, e não em uma pessoa específica. E, durante todo o filme, Blake tem o espírito do Robin. Órfão, que segue o Batman até o último momento e tenta ajudá-lo como pode, tentando fazer o que é correto, e combatendo vilões sem medo. A cena em que a mulher fala "você deveria usar seu nome, eu gosto, Robin", serve apenas para fazer quem ainda não tinha sacado dar gritinho no cinema. Mas é só prestar atenção nas atitudes, que fica claro que Blake nasceu para ser "ajudante do Batman". (ou quem sabe seu subtituto?)

Encerramento com culhões
É preciso ter culhões para se encerrar uma saga com a morte do herói. E é exatamente isso que Nolan faz. Sim, minha gente: o BATMAN MORRE!! E o senhor Michael Caine (Alfred) é responsável por deixar meu coração menor do que ponta de alfinete na hora do enterro. Batman morre porque ele é o herói que Gothan precisa e porque ele faria qualquer coisa para salvar sua cidade. Mas esse spoiler nos leva a um muito mais polêmico!



 O final de Alfred
Bruce Wayne está vivo! "Uai, mas você acabou de dizer que o Batman morreu", o Batman sim, o Wayne não. Essa cena se confirma com um momento de Alfred em um café em Florença, onde ele vê Master Bruce e Selina Kyle juntos. Para mim, esse é o ponto de mrno coragem do filme. Ok, é ótimo saber que nosso querido Bruce está vivo. Mas me diz se não seria GENIAL e muito corajoso se Nolan tivesse coragem de matar o Batman e o Wayne. Mas ai já era pedir demais até mesmo para ele...

Futuro à vista
Um dos elementos que faz o último filme da trilogia ser tão bom é o simples fato de que Nolan, realmente, encerrou essa história. O Batman de Wayne morre, e nunca mais vai voltar. Porque Bruce Wayne não é mais o Batman, ele consegue se libertar do herói e deixa o legado em aberto.

Como é falado inúmeras vezes ao longo da trilogia, "o Batman é um símbolo, qualquer um pode ser ele". E é esse comentário que me leva a crer (e sonhar) que o mundo ainda poderá contemplar nosso querido Gordon-Levitt sendo o Batman! Não, não acho que ele seria o Robin. No final do filme ele encontra a Batcaverna e é óbvio que ele pode ficar pronto para ser o novo homem-morcego.

A propósito, esse argumento viria diretamente dos gibis. Após a "morte" de Batman/Bruce Wayne no final da saga Crise Final, Dick Grayson (o robin do circo, meio que o original) assume o manto de Batman. Então, por que não fazer isso virar filme? Vale sonhar, embora Nolan tenha garantido que não volta a Gotahm nunca mais, vai que... ( Peter Jackson, ao final de LOTR, falou que nunca mais voltaria à terra Média).

Siga-nos!
@thandyung e @centraldecinema

Um comentário:

  1. Eu de verdade não acho que tenha sido falta de coragem o Wayne ficar vivo, na verdade acho muito bom, pois no tempos atuais onde a maioria usa o Carpe diem como desculpa para aproveitar tudo sem pensar no amanha, como se todos estivesse prontos pra morrer no minuto seguinte, eu acredito que o Wayne estar vivo transmite uma mensagem boa de uma pessoa normal que teve atos heróicos e ainda ao final desse ciclo não morreu, não virou vilão e continuou sua vida pessoal... Não é preciso morrer para ser um herói e nem mesmo usar mascara, " as vezes o herói é aquele cara que coloca o casaco ao redor dos ombros do menino e mostra pra ele que o mundo não acabou" e mostrar o Wayne sentado numa mesa acompanhado de um linda mulher, Gato , fecha bem essa frase, pois mostra que antes de tudo o Batman era uma pessoa.
    Como o próprio herói esse filme simboliza que não importa a situação que você se encontra, " você sempre pode se virar pra melhor".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...