sexta-feira, 8 de junho de 2012

Comencrítica - Madagascar 3: Os Procurados

Por Thandy Yung



Há muito tempo continuações caem no abismo da mesmice e acabam apenas repetindo a história de seus antecessores. É justamente por fugir dessa sina que a animação Madagascar 3: Os Procurados ganha pontos. Apesar da busca por voltar para casa continuar, o longa consegue se reinventar e trazer ao público um universo novo. Entre novidades, as tradicionais piadas, que são regra nos filmes dos estúdios DreamWorks, chegam melhores do que nunca.

Dessa vez, Alex (leão), Marty (zebra), Glória (hipopótamo) e Melman (girafa) estão decididos a voltar para o Zoológico do Central Park, em Nova Iorque. Deixando a África para trás, eles vão para a Europa em busca dos pinguins e de seu avião. Após muita confusão, os animais são descobertos pela agente Chantel DuBois, do controle de animais francês, que não gosta nem um pouco de bichos e está entusiasmada pela ideia de caçar seu primeiro leão. O grupo encontra o esconderijo ideal em um circo itinerante, onde bolam um plano para erguer o circo, descobrir alguns novos talentos e voltar pra Nova Iorque com vida.

Divertido. Essa certamente é a palavra que melhor define e resume Madagascar 3. Como é tradição, durante todo o longa as piadas e tiradas sarcásticas correm soltas. Com uma pegada nada inocente, os comentários devem agradar mais aos adultos. No âmbito humorístico, destaque para os pinguins megalomaníacos e para a zebra Marty, que na versão original é dublada pelo humorista Chris Rock e vem carregada com o espírito do americano.

Mas o filme não se resume a risadaria, o roteiro é recheado de novidades acertadas. A primeira delas é a mudança de cenário. Ao tirar a aventura da África e transferi-la para a Europa, o leque de possibilidades se torna muito maior. Com um novo continente à frente, tradições de diversos países são exploradas e, é claro, zombadas. O roteiro aborda ainda um universo que aos poucos vem caindo no esquecimento nos últimos anos: o circo. Aqui, entra uma belíssima homenagem ao espírito circense e à beleza de se viver sempre dentro de uma grande aventura, com o improvável à frente.

Para fechar o quadro de bons momentos, as cenas de ação e perseguição são dignas de Missão Impossível e Duro de Matar, com uma pitada a mais de exagero. A responsabilidade pelo clima de aventura fica por conta da apresentação da agente DuBois. A persoangem é uma verdadeira caçadora de elite e não mede esforços em tornar cada perseguição ainda mais memorável.

Além de roteiro bem humorado, a parte gráfica do longa é esptacular. Durante todo o filme o efeito 3D é explorado, mas é ao longo das acrobacias circenses que a terceira dimensão enche os olhos e se faz imprescindível. Piruetas no ar e danças na corda bamba ficam muito mais emocionantes com a terceira dimensão para ampliá-los. Com cores, piadas e grandes acrobacias, Madagascar 3: Os Procurados é uma ótima pedida para um programa em família.











Madagascar em DVD e Blu-Ray









Madagascar 2 em DVD e Blu-Ray








Madagascar 3 - Guia do Filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...