quarta-feira, 28 de março de 2012

Marty (1955)

Por Ericka Guimarães



Em época de foreveralonismo, Marty nos ensina que toda panela tem a sua tampa, mesmo que ela não seja das mais bonitas, ou mais caras, ou mais reluzentes, ou whatever.

Marty Piletti é um açougueiro de 34 anos que mora com a mãe e acha que mulher nenhuma vai se interessar por ele. (#foreveralone nível crítico). "Tenho procurado uma garota todas as noites de sábado da minha vida", diz ele, em certo momento.

- Por que não se casou ainda, Marty?

Nem ele sabe. Ele é um bom rapaz, com um bom emprego, gentil, que cuida da mãe. Mesmo conformado com a própria situação, ele tenta se encaixar numa sociedade que exige que um homem forme uma família, tenha uma bela esposa, vários filhos e uma vida estável.

Resumindo assim, o filme parece desinteressante. Mas não é. Marty virou o queridinho de Hollywood e ganhou Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor, Globo de Ouro de Melhor Ator, BAFTA de Melhor Ator Estrangeiro e Melhor Atriz Estrangeira (Betsy Blair).

Convenhamos que Ernest Borgnine e Betsy Blair não formam um casal com beleza digna de capa de revista, mas que casal realmente é? As pessoas procuram uma perfeição que nem elas possuem. E assim também aconteceu com Marty. Ele conheceu Besty num baile, depois que ela foi dispensada por outro cara. Eles se deram muito bem e logo Marty ficou falado na rua, porque ele estava saindo com um "canhão". Ele encontrou a mulher da vida dele e todos tentaram separá-los por causa da beleza incomum, ou da falta dela, sei lá.

O filme, em preto e brando, é relativamente curto (91 minutos) então eu não vou me alongar demais. O que interessa é que você pode enxergar a beleza que existe em todos nós ou partir do princípio que pessoas perfeitas não existem e enxgergar além dos defeitos e ser feliz com ela.

Sigam-me os bons!
@erickacris










Marty em DVD

Um comentário:

  1. Nunca um personagem de cinema se pareceu tanto comigo.
    Salve Marty, ícone do foreveralonismo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...