quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Memórias

Por Ericka Guimarães


Mais uma clássica sessão da meia-noite. Estava eu acompanhada, como sempre, por um pacote gigante de Doritos, Coca e Woody Allen. Desta vez, o escolhido foi Memórias.



O filme é sobre um cineasta mega famoso pelas suas comédias, mas que está cansado de ser engraçado. Quando tenta fazer um drama, os executivos insistem em reeditar o filme para torná-lo cômico (O paraíso do Jazz!). Além disso, Sandy Bates, o cineasta, interpretado pelo próprio diretor, está numa transição entre relacionamentos.

É um filme paranóico, verborrágico, cheio de alucinações, metalinguagens, fanatismo e paixão. Dizem ser um filme autobiográfico. Para mim é uma tentativa do diretor em transformar a sua própria vida em uma grande caricatura. Talvez ele retrate a vida dele como as pessoas julgam e imaginam que ela é, com uma pitada de verdade. E não é assim que se faz uma caricatura? Aumentando e exagerando características para torná-la cômica?

Claro que as loucuras que você só vê nos filmes do Woody Allen estão presentes, como o Bates criança que ganha um elefante de aniversário, os extraterrestres, e até a cena metalinguística do filme dentro do filme em que os passageiros de um trem seguem caminho para um lixão, enquanto o trem ao lado segue para um lugar aparentemente muito divertido.

Uma característica marcante neste filme, que é em preto e branco, aliás, são os quadros. Eles fogem do convencional e te dão a chance de imaginar o que está acontecendo, como em um enquadramento em que não há personagens mas se escuta a voz deles, ou quando a câmera nem sempre está centralizada no ator.

Memórias é um filme feito para os fãs do diretor. Não me parece ser uma obra de iniciação no mundo Woodyallenesco, mas sim uma daquelas que, após assistir a vários filmes e conhecer algumas coisas da vida real dele, faça você se divertir com as genialidades e pensar "só ele faria uma coisa assim".

Um pequeno diálogo do filme só pra fazer uma graça:

Em uma coletiva de imprensa, Sandy diz:
Sei que acham que sou egoísta e narcisista, mas isso não é verdade. Na verdade, se eu me identificasse com algum personagem da mitologia não seria com Narciso.

- Com quem seria? (pergunta um dos jornalistas)
- Zeus!




Memórias em DVD





Coleção Woody Allen - Box com 20 DVDs, incluindo Memórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...