domingo, 22 de maio de 2011

Bodas de Prata da Pixar - UP

Por Ericka Guimarães

Este é o sétimo post em homenagem aos 25 anos da Pixar. Preparem-se! Altas aventuras vêm por aí!

Atenção: este post pode conter spoilers sobre o filme.

Leia também: Procurando Nemo


Up - Altas Aventuras é, na minha humilde opinião, uma das melhores criações da Pixar. Você ri, dá gargalhada, sente frio na barriga e até chora se for pego de surpresa.

Uma história de amor que nasce entre Carl e Ellie quando eram pequenos. Eles crescem e cada dia têm mais certeza do que sentem um pelo outro. Tipo alma gêmea, sabe? Pois é. Eles casam, se mudam e vivem juntos as felicidades e as tristezas da vida a dois (quando você disser ou pensar "não é justo!", logo lembrará de momentos de tensão dos clássicos da Disney).

Carl se torna o Sr. Fredricksen (adoro esse nome!), mal-humorado senhor de 78 anos, que mora ainda na mesma casa que ele e Ellie construíram (casa que se torna um símbolo da esposa amada) que agora está no meio de um canteiro de obras, entre vários esqueletos de arranha-céus. A cidade cresceu e o Sr. Fredricksen parou no tempo. Faz todos os dias as mesmas coisas.

Pressionado para se mudar para um asilo, o velho ranzinha resolve colocar em prática o sonho do casal: morar na América do Sul, à beira de uma cachoeira. Qual a melhor forma de fazer isso? Levando a casa, lógico! E qual a maneira mais absurda de fazer isso? Amarrando a casa a milhares de balões! (Tão fantástico quanto usar um guarda-chuva como para-quedas. Um dia eu realizarei as duas façanhas!)



O que ele não esperava é que o guri Russel embarcasse também nessa viagem. Ele deveria estar procurando narcejas, oras! (Narcejaa, clap clap clap). Você pensa que, depois que vê uma casa voando (cena linda, aliás), não pode ser pego de surpresa, como se nada mais surpreendesse. É aí que você se engana. Você vai conhecer a Kevin, o Doug (esquilo!), e Charles Muntz, o maior explorador da natureza de todos os tempos. Uma dica: pode parecer difícil, mas tente perceber as semelhanças entre o Sr. Fredricksen e Charles Muntz. O momento de epifania do Sr. Fredricksen acontece numa cena meio chocante entre os dois. E depois disso o velho rabugento volta a ser Carl, uma "criança" doce e feliz e meio que "desapega" do passado.

É uma animação com muitas mensagens. Difícil encontrar por aí uma animação que tem como personagem principal, um senhor de idade. Senhor de idade, aliás, que é a cara do meu avô, que já está no céu (mas que deixou casa em terra firme). Isso deixa o filme mais gracinha ainda ao meu ver. Mas cada um vai ter um ponto de identificação, seja porque foi escoteiro, ou porque a mãe nunca deixou ter bichinhos de estimação (até hoje eu não posso nem ter peixe!), porque tem os pais ausentes, porque perdeu alguém que gosta muito, ou simplesmente porque sonha em voar por aí e encontrar descanso num paraíso qualquer.









Up - Altas Aventuras em DVD, Blu-Ray, DVD + Trilha Sonora e DVD + Camiseta (a camiseta é muito fofa!)









Up - Altas Aventuras em Pôster!

3 comentários:

  1. É pra mim, uma obra-prima da Pixar! Um dos melhores, com certeza!

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Quando vc for usar um guarda-chuva como para-quedas, lembra de colocar uma cama elástica no lugar que for cair #dica. Mto bom o texto. fiquei com vontade de assistir de novo! =D

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de ver esse filme no cinema e me emocionei (junto com a sala quase toda)

    Abs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...