quinta-feira, 7 de abril de 2011

Jornalismo no Cinema

Hoje é o Dia do Jornalista e o Central de Cinema faz uma pequena homenagem aos profissionais da área com uma lista de filmes que falam sobre esta profissão. Um abraço a todos os jornalistas e um parabéns aos estudantes, que seguem na luta e não desanimaram com a não-obrigatoriedade do diploma e não desistiram da formação acadêmica. Um viva! (Viva!)


Um cientista do ramo do tabaco (representado por Russel Crowe) deu uma entrevista ao programa 60 Minutes (programa jornalístico norte-americano) e revelou que os donos das empresas de cigarro sabiam do efeito nocivo que a nicotina tinha e que, inclusive, adicionavam outros produtos para acentuar esses efeitos. As pressões vêm de todos os lados: dos antigos patrões, do produtor do programa (Al Pacino), da consciência que não quer ser conivente com uma prática tão absurda e da responsabilidade em sustentar uma família. História real que abre um ótimo debate sobre ética e poder.




Também é uma história real, desta vez contada na África do Sul. Um jornalista (branco), Donald Woods, é convidado a conhecer Steve Biko (líder do movimento negro) para analisar os próprios conceitos em torno do movimento de libertação negra, o qual ele era contra. Woods e Biko acabam se tornando amigos. Biko mostra ao jornalista a realidade do Apartheid na África:a segregação, as mortes, a fome, a guerra, os estupros. Biko morre e Woods resolve investigar as reais causas, o que causa um grande incômodo ao governo. Não tem estômago forte? Não assista.


Talvez um dos mais famosos filmes que fala sobre o jornalismo. Ele dá uma aula de ética jornalística e de apuração. Também relata fatos reais. Dessa vez, os envolvidos são do alto escalão do governo dos Estados Unidos. Tudo começa com a investigação sobre uma invasão à sede do Partido Democrata, no edifício Watergate. O que parecia ser um simples caso para as páginas policiais era, na verdade, espoinagem política. O caso, conhecido como Watergate, culminou com o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, sendo obrigado a abrir mão do cargo. Iso não é spoiler, meus caros. É História.


Lição número 1 do jornalismo: não invente histórias. Você pode aprender agora com o meu conselho, aprender vendo o filme ou testar na prática o que acontece. É por sua conta e risco. Stephen Glass era um foca que conseguia emplacar várias matérias num curto espaço de tempo. As histórias que ele escrevia eram fantásticas e tão bem inventadas (com fonte, anotações e tudo mais) que nem o rigoroso time de jornalistas experientes conseguiu descobrir as peripécias dele antes que elas fossem publicadas.


Todo o fervor e loucura de uma redação jornalística é mostrada em O Jornal. O filme mostra também o cotidiano dos jornalistas, que muitas vezes precisam abrir mão do convívio com a família para entregar uma matéria antes do deadline. Os filmes de jornalistas estão sempre apontando para a ética e nesse não é diferente. O que você faria se descobrisse que uma matéria errada está sendo publicada no jornal (está sendo, as máquinas estão a pleno vapor para imprimir os exemplares)? Pararia as máquinas (e teria um prejuízo gigantesco) ou Esperaria até a próxima edição para contar a verdade?

Estes não são os únicos filmes que retratam o jornalismo. Tem também A Montanha dos Sete Abutres, Bom Dia Vietnã, Boa Noite, Boa Sorte, Quase Famosos... (se você clicar nos nomes dos filmes, será direcionado para o site da Livraria Cultura.)

São imprescindíveis nas estantes de todo jornalista!

Siga a equipe do Central de Cinema (de quase jornalistas) no Twitter!

3 comentários:

  1. Acho que vale lembrar também de Leões e Cordeiros e Mera Coincidência que trata, dentre outros temas, da manipulação que os jornalistas sofrem. Ainda que algumas vezes não percebam.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou louca pra assistir "O Informante"! Pensei até em compra-lo, mas optei por "Donnie Brasco".
    Sempre gostei de filmes que abordam essa questão do jornalismo. Acho bem interessante. Não assisti nenhum desses que você colocou na lista, mas quero muito ver todos.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. O Quarto Poder também tem essa referência.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...